Relações com Investidores > A Companhia > Histórico e Perfil Corporativo

Histórico e Perfil Corporativo

Perfil Corporativo

O Minerva S.A é um dos líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura, industrializados e subprodutos de origem bovina, com capacidade diária de abate de 11.480 cabeças de gado e de desossa de 2.240 toneladas de carne bovina, equivalente a aproximadamente 14.177 cabeças. A companhia atua também no segmento de Food Services através da Minerva Fine Foods, atualmente com capacidade de 120 toneladas de carne processada/dia, produzindo alimentos a base de carne bovina, suína e de aves.

A Companhia encerrou o ano de 2012 entre os três maiores exportadores brasileiros de carne bovina, subprodutos e industrializados e aproximadamente 1.300 clientes localizados em cerca de mais de 100 países. O Minerva também é exportador de couro wet blue e gado vivo.

Topo

Unidades Produtivas e Logística

A capacidade de processamento da Minerva Foods é de mais de um pouco mais de uma vez sua capacidade de abate, o que também lhe propicia flexibilidade no processo de produção, permitindo-lhe processar o gado, bem como quartos com osso comprados de terceiros, maximizando seus níveis de rentabilidade, na medida em que o processamento é a atividade que agrega maior valor à carne bovina.

As onze unidades de produção da Companhia, além da unidade de cooked frozen (MFF), estão estrategicamente localizadas próximas aos principais portos exportadores e mercados internos, bem como de sua ampla base de fornecedores de gado e carne. O mapa abaixo indica a localização geográfica das unidades industriais e centros de distribuição do Minerva, bem como de seu escritório para exportação de gado vivo em Belém.

Unidades Abate (cabeça/dia) Desossa (tons/dia) Processamento (tons/dia)
Barretos 840 265 -
José Bonifácio 1.000 220 -
Palmeiras de Goiás 2.000 400 -
Batayporã 900 200 -
Araguaína 800 300 -
Goianésia 500 125 -
Rolim de Moura 1.500 250 -
Campina Verde 840* 0 -
Friasa - Paraguai 700 130 -

PUL - Uruguai

1.400* 150 -

Frigomerc

1.000 200 -
Minerva Dawn Farms - - 120
Total 11.480 2.240 120

* Após o término dos investimentos.

Topo

Histórico

A história da Minerva Foods demonstra seu crescimento consistente e sustentável ao longo dos anos, desde o início da experiência da Companhia no transporte de bovinos e na atividade pecuária até a entrada no ramo da atividade de industrial frigorífica.

  • 1957 : A Família Vilela de Queiroz deu início à criação de gado e prestação de serviços de logística para transporte de gado de fazendas para abatedouros;
  • 1992 : A Família Vilela de Queiroz comprou do Frigorífico Minerva do Brasil S.A., sua primeira unidade de abate e processamento, localizada na Cidade de Barretos, Estado de São Paulo (sua sede atual). Ainda em 1992, a Companhia constituiu a Indústria e Comércio de Carnes Minerva Ltda;
  • 1999 : O Minerva passou a arrendar e subseqüentemente adquiriu uma unidade de abate e processamento na Cidade de José Bonifácio, Estado de São Paulo;
  • 2001 : A Companhia passou a arrendar a unidade de processamento na Cidade de Cajamar, Estado de São Paulo;
  • 2004 : Construção e abertura de nova unidade de abate e processamento na Cidade de Palmeiras de Goiás, no Estado de Goiás, que, segundo acredita-se, é uma das mais modernas instalações de processamento da carne bovina da América Latina;
  • 2006 : O Minerva firmou contrato de locação de uma unidade de abate e processamento na Cidade de Batayporã, localizada no Estado de Mato Grosso do Sul; e
  • 2007 : Início da construção da unidade do Minerva na cidade de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia e aquisição de unidades industriais nos Estados de Tocantins e Pará. Em abril de 2007, a Companhia adquiriu uma unidade industrial já em operação em Araguaína, no Estado de Tocantins, e uma outra ainda em fase de construção na cidade de Redenção, no Estado do Pará. Além disso, em janeiro de 2007, o Minerva iniciou a construção de uma unidade industrial para a produção de carne cozida e congelada ( cooked frozen ), na Cidade de Barretos, Estado de São Paulo, em joint-venture com a empresa irlandesa Dawn Farms Group.
  • 2008 : Aquisição do frigorífico Lord Meat, no estado de Goiás , com capacidade atual de abate de 500 cabeças/dia. Aquisição do frigorífico Friasa, no Paraguai, com capacidade de abate de 700 cabeças/dia.
  • 2009: Inauguração da planta de cooked frozen em Barretos, no estado de São Paulo, sendo a primeira unidade produtiva da Minerva Dawn Farms, fruto da joint venture entre o Minerva S.A. e a Dawn Farms Foods. A unidade produtiva é uma das maiores do país no processamento de carne para produtos industrializados com uma perspectiva de faturamento de US$ 200 milhões/ano. O total investido para o início das operações foi de R$ 80 milhões. Início das atividades em Rolim de Moura/RO.
  • 2010: Aquisição da planta em Campina Verde, no estado de Minas Gerais. Início das atividades em maio de 2010.
  • 2011: Aquisição do frigorífico PUL, no Uruguai, com capacidade de abate de 1.400 cabeças/dia.
  • 2012:Aquisição do frigorífico Frigomerc, no Paraguai, com capacidade de abate de 1.000 cabeças/dia.